Semana do Consumidor: mais do que promoções, o bom atendimento é o que vai elevar as vendas

Fotografia da nossa inspiradora Ayla Fideles, à direita. Ayla é uma mulher preta, de cabelos trançados e veste uma blusa preta. Ao lado esquerdo, lê-se o lettering: "Semana do Consumidor: o impacto do bom atendimento"

Chegou a tão esperada Semana do Consumidor. Se você ainda não está sabendo, basta dar um Google para ser atingido por milhares de anúncios e promoções. 

Mas hoje não vim aqui te dar dicas sobre o que comprar, como comprar ou como se prevenir de golpes.

Quero falar sobre o impacto do bom atendimento ao consumidor.

A Semana do Consumidor começou dia 11 e vai até o dia 18 de Março, sendo a data oficial do Consumidor o dia 15 de Março.

Além de oferecer serviços e produtos, o que mais você busca como consumidor e o que mais você oferece como empresa?

A Semana do Consumidor, assim como outras datas comemorativas, serve para as empresas, de vários tamanhos, aproveitarem para vender. E vender muito!

Ações como anúncios em massa, promoções, descontos nunca vistos antes - ou quase nunca vistos - são disparados diariamente, senão a cada hora.

E as pessoas, claro, aproveitam a semana para comprar. 

Então, sabemos que os consumidores já estão preparados para fazer compras durante essa semana. Entretanto, vamos além?

O que não é dito ou está visível para as empresas é o quanto o bom atendimento conta para os consumidores. Muitas empresas, diga-se de passagem, contam apenas com bons descontos para elevar o faturamento nesse período.

Qual o impacto do bom atendimento?

De acordo com o CDC - Código de Defesa do Consumidor -, os clientes têm direito à informação, direito à escolha, à segurança e direito de serem ouvidos.

No entanto, vamos além do CDC. Vamos construir uma relação boa com nossos clientes.

Mas isso é possível? Claro! Desde que nós nos atentemos a construir uma relação de confiança com nossos colaboradores, antes de tudo.

Pois é a partir de um bom ambiente de trabalho que se pode oferecer um bom atendimento ao consumidor final. 

De acordo com relatórios e pesquisas, o bom atendimento ao consumidor está em segundo lugar nas prioridades dos clientes, para além do preço do produto ou serviço. Ou seja, um bom atendimento impacta diretamente a decisão de compra.

Até porque o preço pode atrair clientes ocasionais. O bom atendimento, por outro lado, vai construir uma relação de fidelidade, ideal para que as empresas cresçam com sustentabilidade.

Qual a relação entre bom atendimento ao cliente e ambiente de trabalho saudável para o colaborador?

O pulo do gato não está, necessariamente, em gastar rios de dinheiro com o aperfeiçoamento da sua estrutura de atendimento ao cliente. 

Na verdade, investir em treinamentos internos que colaborem com a saúde, a felicidade e o bem-estar das equipes e pessoas é o que vai garantir que seu cliente final seja muito bem atendido a curto, médio e longo prazos.

Assim como as pessoas fidelizadas são atraídas pelo atendimento e, portanto, permanecem fiéis, colaboradores e talentos inspirados não só farão um bom trabalho em busca dos resultados coletivos, como refletirão sua motivação ao ambiente externo à empresa, incluindo o atendimento aos consumidores.

Uma coisa não pode ser tida separadamente da outra. O ambiente interno da empresa reflete diretamente nos seus resultados no mercado.

Quer mais dados? Eu te dou! De acordo com uma pesquisa disponibilizada pela organização Wiley - que é líder em treinamentos e relatórios de gestão comportamental - quase 90% das pessoas que participam de treinamentos comportamentais que melhoram a saúde organizacional dizem estarem mais comprometidas e alinhadas com a cultura e resultados da empresa.

Além disso, dizem que suas equipes melhoraram e muito em eficácia e eficiência.

Em outras palavras, contribuir para que o ambiente de trabalho seja mais saudável, feliz e sustentável faz com que os colaboradores criem confiança, comprometimento e foco nos resultados coletivos, muito além de seus resultados individuais.

No fim das contas, não é o que queremos? Que nossas equipes engajem o suficiente para que as vendas aumentem, independentemente de serem do Comercial ou não?

Investir nos colaboradores é investir nos consumidores

Em linhas gerais, investir nos colaboradores é investir nos consumidores. Colaborador feliz, inspirado e focado nos resultados coletivos vai construir ótimos relacionamentos com os clientes.

Então, construir a confiança no ambiente de trabalho, para que as pessoas se sintam confortáveis e pertencentes à organização, é a base para o comprometimento e para que as equipes engajem o bastante em busca das melhores soluções, não importa o setor ou departamento.

Semana do Consumidor: o impacto do bom atendimento.

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