Dia 20 de Março, o Dia Internacional da Felicidade. E esse dia combina com trabalho? É o que vamos discutir hoje!
Aposto que você não costuma pensar no trabalho quando a questão da felicidade está em pauta. Pensamos em nossos amigos, nossas conquistas pessoais, nossos familiares; é evidente!
Todavia, você já parou para pensar que, geralmente, a maior parte do seu tempo está sendo destinada ao seu trabalho e com quem você convive nesse ambiente?
Então, como ignorar, nesse dia, o maior quociente da equação? Não tem como, certo?
O ideal seria que o trabalho contribuísse para a sua felicidade, e não anulasse ela.
No entanto, concordo que nem sempre isso é simples de se resolver. Afinal, são muitas variáveis. Contudo, com pequenas ações no dia a dia, é possível reduzir o estresse no ambiente de trabalho e aumentar a felicidade.
E eu posso provar!
Como você deve saber, nós, aqui da LongVision, somos mestres em guiar treinamentos de coesão e alta performance em equipes. Inclusive, muitas pessoas, principalmente líderes, nos procuram para obter melhores resultados coletivos nas organizações.
Mas o pulo do gato não está nas técnicas, necessariamente. Obviamente, habilidades técnicas devem ser adquiridas. Mas o que vai fazer a diferença está no comportamento.
Ou seja, pequenas atitudes transformadoras e diárias para que se construa a confiança entre as pessoas e, consequentemente, o comprometimento de todos.
No fim das contas, só se vê resultado se as pessoas confiam, acreditam pertencer àquela equipe, são incluídas naquela organização e, assim, são felizes ali.
Pessoas felizes transbordam motivação e inspiração. Pessoas felizes fazem a diferença, tanto no campo profissional como no pessoal.
Então, como ser feliz no trabalho?
Como mencionei acima, com pequenas ações. Claro, normalmente, essas pequenas ações devem começar pelos líderes. Portanto, caso você, que me lê, não é líder, faz sentido encaminhar esse artigo para quem é!
Uma ação e dica simples de praticar a felicidade no ambiente de trabalho é o reconhecimento. Isto é, pequenos feedbacks construtivos e elogios de tempos em tempos - e que não sejam tempos muito longos - fazem com quem as pessoas se sintam importantes.
Realmente, queremos saber que fazemos a diferença ali, para além de uma promoção. E não estou dizendo que o quesito remuneração não seja importante. Muito pelo contrário. Afinal, precisamos pagar as contas.
Por outro lado, devemos enxergar esses pequenos atos diários como agregadores motivacionais para qualquer ser humano.
Além disso, o que você faz quando possui alguma rusga com algum colega? Fecha-se? Engole e segue adiante? Pois a minha sugestão é que vocês se resolvam e não esperem a rusga crescer para virar uma bola de neve que engolirá a todos.
Feche essa caixa. E aqui, o treinamento de Conexão, Comunicação e Colaboração é de extrema importância. Assim como o treinamento The Five Behaviors.
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