O desafio do futuro nas empresas: tecnologia? Não, comunicação!

Mesa retangular grande com várias pessoas sentadas e conversando.

Em um evento que reuniu de CEOs a estagiários, o Encontro Líderes do Amanhã, a conversa girou em torno do futuro: como a tecnologia pode transformar o trabalho, o que deixar para trás e as ações para tomar no presente para moldar os próximos dias, meses e anos.

O que esperar do futuro no ambiente de trabalho?

O futuro não podemos prever. Mas, de acordo com as discussões no evento, as expectativas para o futuro nas organizações estão seladas:

  • Para quase 150 representantes da nova geração, a expectativa é um ambiente de trabalho onde haja escuta ativa, confiança, abertura e empatia.
  • Já para os quase 100 líderes, esperam protagonismo, engajamento, comprometimento e resiliência das novas gerações.

Ou seja, de um lado, jovens querem ser ouvidos. Do outro, líderes cobram engajamento. Na verdade, esse é o dilema atual que se espera que se trabalhe nos próximos anos.

Mas como? Vamos ver!

E a tecnologia?

Ainda temos que incluir mais uma variável nessa equação: a transformação tecnológica, que segue em velocidade alta e pleníssima em todos os lugares.

Muitos ainda questionam sobre o quanto a tecnologia vai interferir ou ajudar no trabalho, principalmente no ambiente corporativo.

Se pessoas serão substituídas ou a nova era irá exigir mais de nosso conhecimento.

Em todo o caso, o que é importante saber com relação à tecnologia é que precisamos focar na nossa humanidade e nossas habilidades de seres humanos, coisa que transformação tecnológica alguma irá substituir.

E é exatamente nesse ponto que entra a solução do dilema mencionado anteriormente, assim como a análise final da pesquisa realizada no evento.

Isto é, o desafio para o futuro das empresas, equipes e pessoas não está, de fato, na tecnologia e, sim, na comunicação, habilidade fundamental e única dos seres vivos.

A comunicação e o encontro das gerações

Enquanto uns falam em conflitos entre as gerações, preferimos olhar para tudo isso como um encontro geracional. Porque na encruzilhada dos caminhos tomados pelo avanço tecnológico, é a humanidade que será o diferencial, seja no ambiente de trabalho ou nas relações interpessoais.

Além disso, de acordo com especialistas, há uma vantagem competitiva enorme nesse encontro de gerações: a inteligência coletiva.

De um lado, requer-se colaboração e flexibilidade. De outro, requer-se motivação.

Como superar o desafio e aproveitar o encontro de gerações e essa inteligência coletiva?

Através de abordagens que enxerguem as gerações e suas humanidades. Ou seja, precisamos que o foco seja comportamental e em habilidades como a comunicação, ao invés de base técnica para saber lidar com a tecnologia, por exemplo.

Portanto, investir em treinamentos que tenham esse foco agora é certificar-se de que o futuro seja sustentável, ainda que não possamos prever.

Saiba mais sobre nossos treinamentos com foco em comportamento:

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