Você sabe como identificar e de que forma eliminar os silos organizacionais?
Em primeiro lugar, é importante relembrarmos o que são esses comportamentos e por que eles se formam dentro das empresas. Basicamente, a dinâmica que leva aos silos é formada quando departamentos, colaboradores e equipes dentro de uma empresa acabam, muitas vezes, trabalhando de forma isolada, não se comunicando ou cooperando para o sucesso do trabalho de outras equipes e da empresa em geral.
Geralmente, as empresas que possuem silos organizacionais são aquelas aonde a comunicação efetiva é falha, o que pode, em alguns casos, ser atribuída à cultura da própria empresa. Essas organizações acabam formando ambientes de trabalho onde os funcionários não se sentem à vontade para expor suas próprias ideias ou contribuir além de suas funções, ocasionando um isolamento entre os departamentos e diminuindo a colaboração entre eles.
Esse tipo de comportamento coletivo acaba atrasando o desenvolvimento organizacional, reduzindo a eficiência e a moral das equipes. Portanto, quando não tratados, os silos podem comprometer tanto a convivência dos colaboradores, quanto a cultura produtiva da organização.
Continue a leitura do conteúdo para entender como eliminar essas práticas de sua organização!
Sendo um problema recorrente em boa parte das organizações, os silos são formados quando a comunicação entre as equipes não é efetiva. Dessa forma, eliminar esses comportamentos é um caminho longo e que exige a dedicação dos colaboradores.
Contudo, quando bem trabalhados, os benefícios proporcionados após a eliminação desses comportamentos é satisfatória. Isso porque, tanto o entrosamento entre as equipes, quanto o desenvolvimento da empresa é possibilitado.
Podemos dizer que, como essa questão é algo inerente ao ambiente de trabalho, é preciso estar em constante busca por maneiras de aproximar as equipes. No artigo de hoje, iremos trazer algumas práticas que podem ser adotadas como um caminho para solucionar esse problema.
Em um primeiro momento, devemos entender qual o ponto de surgimento dos silos. Para isso, é importante saber que essa mentalidade não surge acidentalmente, nem mesmo é algo tão nítido a ponto de se perceber certas guerras entre departamentos.
Quando olhamos mais a fundo, compreendemos que os silos organizacionais são resultados de equipes cujas lideranças estão em conflito. Como consequência, os relacionamentos cross-funcionais são escassos e as equipes não interagem em prol de um objetivo comum.
Embora esses comportamentos possam ser resultados da mentalidade de silo, não são a raiz da questão. Então, tomar decisões erradas na solução desses problemas pode acabar impactando negativamente a empresa.
Os impactos causados por essas decisões podem ir desde o ressentimento de colaboradores, até chegar a prejudicar a equipe com a saída de funcionários insatisfeitos.
Desse modo, é importante que os líderes reconheçam as necessidades da equipe e, a partir disso, busquem soluções eficientes para os silos organizacionais. Isso pode ser feito através de cinco práticas:
A solução para a exclusão desses pensamentos está inicialmente na liderança de departamentos e equipes. É preciso que os líderes partam de uma ideia de “meu departamento” para o sentimento coletivo de “nossa empresa”. Só dessa forma será possível o entrosamento entre equipes e o crescimento da organização.
Após encorajada a visão unificada, é necessário que os membros da equipe definam quais os problemas que devem ser resolvidos. Para isso, é importante que sejam traçadas estratégias no combate a essas questões. Isso tudo resultará na criação de um objetivo em comum, o que unirá equipes e setores.
Estabelecida uma visão unificada e criado um objetivo em comum, está na hora de motivar as pessoas que fazem parte das equipes. Essa etapa é extremamente necessária na eliminação dos silos organizacionais, pois tem impacto positivo direto no comprometimento do coletivo empresarial.
A motivação pode ser feita de inúmeras formas, por meio do reconhecimento dos membros das equipes ou por meio de metas compensatórias. O importante nessa etapa, é saber que todos os colaboradores estão focados em alcançar os objetivos criados.
Feitas todas as etapas citadas acima, é necessário traçar os planos de ação que serão executados em busca do alcance da meta. Nesse momento, deve-se estabelecer um prazo para o cumprimento dessas ações. Para essa parte do processo, é necessário que as equipes estejam motivadas a buscar seu objetivo.
Para finalizar, é importante que equipes de todos os departamentos compartilhem conhecimentos, colaborando para o crescimento da organização. A melhor forma de lidar com os silos organizacionais é demonstrando que todos os colaboradores cumprem funções igualmente importantes dentro da empresa.
Todas as etapas abordadas nesse artigo fazem parte de um longo processo de união e colaboração de equipes em busca de um objetivo em comum. Contudo, realizar esses procedimentos de maneira autônoma pode não surtir o mesmo efeito quando feito através de suporte profissional.
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