Os 10 comportamentos que líderes consideram obstáculos para o crescimento nas organizações

Imagem do livro A Coragem para Liderar, de Brené Brown

Baseado nas pesquisas realizadas e descritas no livro "Dare to Lead" - A Coragem para Liderar -, de Brené Brown, líderes descreveram os 10 principais comportamentos e questões culturais que acreditam ser obstáculos para as empresas em todo o mundo.

As pesquisas publicadas no livro de Brené Brown

Brené Brown se baseou em diversos dados coletados ao longo de mais de 10 anos, além de novas pesquisas com líderes C-level, para escrever seu livro e chamar a atenção para a necessidade de transformação da liderança.

Então, a partir de tais pesquisas, ela conseguiu reunir os principais comportamentos e questões culturais que impactam equipes, líderes e organizações como um todo.

Os 10 comportamentos e questões culturais que líderes consideram obstáculos

Claro, aqui reunimos os principais. Todavia, existem muitos outros que também impactam negativamente no ambiente de trabalho e no dia a dia.

  • Falta de clareza e pouca confiança;
  • Dificuldade de enfrentamento para conflitos produtivos. Ao contrário, busca-se uma harmonia artificial nos relacionamentos e nos debates;
  • Excesso de comportamentos passivo-agressivos e fofoca;
  • Em tempos de turbulência, principalmente, aumentam os comportamentos problemáticos e, então, foca-se em gerenciá-los;
  • Medo e perfeccionismo, assim como falta de conexão e empatia;
  • Permanência no status quo, por receio de receber críticas quanto a novas ideias;
  • Pouco accountability e aprendizado, muita culpa e vergonha;
  • Receio de estar errado, o que resulta em poucas discussões que são vitais acerca diversidade e inclusão;
  • Necessidade de correr para consertar as coisas rapidamente, ao invés de achar realmente a causa do problema;
  • Culturas organizacionais fracas e imensuráveis.

Ou seja, especialmente quando falamos em liderança, não estamos nos referindo a líderes nessa lista, visto que líderes promovem debates, ainda que difíceis, criam a confiança em seus times, questionam o status quo e enaltecem a conexão.

Contudo, veja, a lista foi construída por líderes. Isto é, eles estão em cargos de chefia, mas não conseguem de fato liderar, por diversas razões para além do que foi elencado aqui.

A questão que fica é: como transformar a chefia em liderança, seja a partir de cargos de coordenação ou C-level?

Estratégias para transformar comportamentos

É possível transformar comportamentos que são obstáculos em comportamentos que levam aos resultados. É um caminho a médio e longo prazos. Porém, se feito corretamente, vai ser menos sofrido e mais duradouro.

The Five Behaviors

O modelo The Five Behaviors® é baseado no best-seller de Patrick Lencioni - The Five Dysfunctions of a Team (ou os 5 Desafios das Equipes) - e permite o desenvolvimento de poderosas, customizadas e autênticas soluções para o desenvolvimento de equipes, que empodera indivíduos a fazer mudanças que perduram.

The Work of Leaders

De acordo com esta metodologia, é papel da alta-liderança construir uma visão inspiradora, comunicá-la com clareza e executá-la com excelência.

Anos de pesquisa compilaram as melhores práticas de liderança em um modelo simples: Visão, Alinhamento, e Execução. Em suma, esse treinamento e o perfil Everything DiSC Work of Leaders® ajudam líderes a conectarem seus estilos de liderança ao domínio dessas habilidades.

Comunicação Efetiva

Essencial para tornar as relações melhores, tal treinamento desenvolve habilidades para comunicar-se com assertividade e precisão, por meio de técnicas de comunicação verbal e não-verbal, adaptação a diferentes estilos comportamentais, escuta ativa e uma comunicação mais humana.

Conexão, Comunicação e Colaboração

Burnout, relações destruídas e perda de produtividade são apenas algumas das consequências do estresse prolongado e não processado no local de trabalho, bem como na vida pessoal.

Nesse treinamento, princípios de Inteligência Emocional e Comunicação Não Violenta são explorados para proporcionar autogestão das emoções e interações mais saudáveis.

A Arte do Feedback

Feedback é uma poderosa ferramenta de conexão.

E dominar a forma de dar e receber feedback é a maneira mais efetiva para melhorar o desempenho e os comportamentos das pessoas, bem como de reconhecer um trabalho bem feito.

A organização que cria a cultura do feedback distancia-se da mediocridade e proporciona às pessoas um ambiente de constante evolução e prosperidade.

Workshop DiSC Workplace

Só controlamos o que conhecemos. E não tem como conhecer o outro se não conhecermos nós mesmos, em primeiríssimo lugar.

Um treinamento altamente personalizado com o perfil comportamental Everything DiSC Workplace®, totalmente orientado ao ambiente de trabalho, ajuda profissionais de todos os níveis a colaborarem entre si, cultivando uma organização cada vez mais humana e funcional.

Continue lendo:

Gostou? Compartilhe este artigo!

Tags: 
link
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram