Como identificar a falta de confiança na equipe

Como identificar a falta de confiança em sua equipe

Você já parou para pensar que o desenvolvimento da vulnerabilidade está diretamente ligado à performance de equipes de sucesso? Pode até parecer contraditório, mas a ausência desse comportamento prejudica a confiança do grupo. 

De forma geral, os colaboradores tendem a não expressar suas ideias e opiniões, com medo de feedbacks negativos. É a partir disso que o desenvolvimento da equipe é travado.

Entendendo a importância por trás do desenvolvimento dessa capacidade, a LongVision preparou este conteúdo. Continue a leitura e saiba:

Como identificar a falta de confiança na equipe

Trabalhar a vulnerabilidade é um caminho longo, mas que proporciona inúmeros benefícios aos colaboradores. Antes de começar a desenvolver essa questão, é importante discutir seu significado no ambiente de trabalho.

Basicamente, ser vulnerável profissionalmente significa aceitar que possuímos imperfeições, e não precisamos esconder esses pontos. Dessa forma, desenvolver essa habilidade tem impacto direto na confiança da equipe, melhorando sua performance.

Para Patrick Lencioni, a falta de confiança entre colegas de equipe é uma das 5 principais disfunções responsáveis por travar o crescimento do grupo. Para ele, quando exercitamos a honestidade, construímos um tipo especial de confiança: a confiança baseada em vulnerabilidade.

Através de exercícios diários pautados em vulnerabilidade, trabalhamos a falta de confiança na equipe. Em outras palavras, colegas de trabalho que são honestos sobre suas frustrações passam a confiar mais uns nos outros. É a partir dessa confiança que a colaboração aumenta, melhorando a performance do grupo.

Contudo, como exatamente trabalhar a vulnerabilidade profissional?

Para melhorar a confiança da equipe, é necessário desenvolver a capacidade de ser vulnerável no ambiente de trabalho. Isso pode ser trabalhado de inúmeras maneiras e em diversas situações, tais como: 

Buscar ajuda quando necessário:

Buscar ajuda é uma das principais dificuldades dentro de equipes sem confiança. Isso ocorre devido à ideia de que demonstrar imperfeições é uma fraqueza. Tal crença pode evitar a criação de parceria entre os profissionais.
Demonstrar a necessidade de suporte pode até ser uma tarefa difícil, mas é crucial no caminho rumo a uma equipe mais confiante. Isso porque é através desse suporte que a confiança é estabelecida, possibilitando o desenvolvimento.

Assumir responsabilidades:

Por mais que os erros cometidos dentro de uma equipe sejam de responsabilidade coletiva, assumir erros é um excelente sinal de vulnerabilidade. Isso mostra aos demais profissionais que erros fazem parte do processo de aprendizagem, e que assumir a responsabilidade por um erro não traz consequências negativas. Ao contrário, ajuda na busca mais rápida pela solução.

Admitir seus limites:

Um dos principais alarmantes da falta de confiança na equipe é a tentativa de esconder seus limites e achar que é preciso ter uma resposta certa para tudo. 
Pessoas que admitem genuinamente não saber algo, abrem espaço para colaboração e permitem a busca de soluções mais factíveis e realizáveis em prol do resultado coletivo.
Quando colegas de equipe buscam ajuda entre si, cria-se o sentimento de colaboração. Sem contar que muitos problemas podem ser resolvidos de forma mais eficaz quando feitos em grupo. Então, é necessário que líderes incentivem o trabalho em equipe, tornando os problemas coletivos.

Possibilitar conversas difíceis:

Propor o debate de assuntos difíceis é uma ótima ferramenta para trabalhar a vulnerabilidade. Leve questões importantes à equipe e peça ajuda dos colaboradores para solucionar a questão. Essa prática ajuda na evolução da parceria entre os colegas, melhorando a confiança. 

E qual é o papel do líder na construção da confiança vulnerável?

Sendo o exemplo para o restante da equipe, os líderes e gestores devem ser os primeiros a demonstrar a vulnerabilidade. Muitas vezes, a falta de confiança na equipe é ocasionada pelo medo de demonstrar imperfeições dentro da hierarquia organizacional.

Assim, quando um líder demonstra suas inseguranças, a equipe passa a se sentir mais confortável em falar sobre suas frustrações. Nesse momento, é importante que os superiores não façam críticas ou comentários irônicos, mantendo sempre uma posição acolhedora. 

Patrick Lencioni usa como exemplo, então, a história de uma organização cujos líderes tinham dificuldade em admitir seus erros. Ao invés disso, eles eram vistos por suas equipes como intimidadores. Isso tudo fez com que seus liderados passassem a copiar esse comportamento, nunca demonstrando imperfeições.

Com o tempo, os problemas que eram jogados para debaixo do tapete começaram a aparecer. Com a alta demanda de questões a serem resolvidas e a falta de confiança na equipe, os resultados coletivos foram prejudicados. Ao final, tiveram que vender a organização por uma fração de seu valor original.

Existem treinamentos que trabalhem essa habilidade?

Se você é líder de uma equipe e deseja buscar um treinamento profissional para seus colaboradores, conheça o The Five Behaviors of a Cohesive Team. O programa baseado no Best-Seller de Patrick Lencioni ensina colaboradores das mais variadas equipes a confiarem uns nos outros.

Além da confiança baseada em vulnerabilidade, o programa realiza o treinamento de outros comportamentos importantes na construção de equipes mais coesas. Entre esses comportamentos, nós temos os conflitos construtivos, o comprometimento, a accountability e os resultados. 

Quer saber mais sobre como ocorre esse treinamento e como ele pode eliminar a falta de confiança na equipe? Então continue aqui no blog e confira:

Como o Programa The Five Behaviors of a Cohesive Team pode ajudar a sua equipe

Gostou? Compartilhe este artigo!

Tags: 
link
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram