Qual a importância das Soft Skills

Qual a importância das Soft Skills

Você sabe qual a importância das Soft Skills?

Por mais importantes que os conhecimentos técnicos sejam, não são as únicas habilidades que se destacam dentro das organizações. Habilidades como  trabalho em equipe, saber se relacionar, escuta e comunicação ativa estão ganhando destaque em meio ao ambiente de trabalho e exigindo um foco maior no desenvolvimento das soft skills

Para te auxiliar a entender mais sobre o assunto, nós da LongVision preparamos esse conteúdo para você. Continue com a leitura do artigo de hoje e ao final conheça um de nossos treinamentos corporativos:

Qual a importância das Soft Skills?

Primeiramente, é importante retomar o real significado desse termo. Traduzindo para o português, as Soft Skills são as habilidades interpessoais da pessoa. Em outras palavras, são capacidades relacionadas à convivência do indivíduo com ele mesmo e com aqueles à sua volta.

Estas habilidades envolvem conhecimentos mentais, emocionais e sociais que devem ser regularmente desenvolvidos. Isso porque, quando bem trabalhados, estes conhecimentos podem transformar a maneira como nos relacionamos. 

Dessa forma, o sucesso profissional, bem como o desenvolvimento pessoal são garantidos de maneira efetiva. Mas quais exatamente são essas habilidades? Basicamente, essas capacidades se resumem a: 

  • Habilidades relacionadas a comunicação eficaz;
  • Trabalho em equipe;
  • Comprometimento;
  • Responsabilidade;
  • Liderança vulnerável;
  • Resolução de conflitos;
  • Criatividade, dentre outros.

Por que as Soft Skills são importantes no ambiente corporativo?

Como sabemos, o mercado de trabalho atual já não é mais o mesmo de anos atrás. Dessa maneira, além de habilidades técnicas específicas de cada área, as Soft Skills também são importantes. 

Isso porque, são estas habilidades irão determinar como será o relacionamento do profissional com o seu ambiente, seja com sua equipe, outros colaboradores, clientes ou fornecedores. Da mesma maneira, podemos saber também de que forma o indivíduo irá responder a determinadas situações cotidianas. 

Em outras palavras, pode-se dizer que dependendo da área de atuação, existem capacidades mais relevantes que outras. Sendo assim, trabalhar estas habilidades é essencial para uma boa evolução profissional e também pessoal. Mas como faço para desenvolver ou aprimorar essas capacidades?

LongVision – Conheça nossos treinamentos corporativos

Uma das maneiras de se trabalhar as Soft Skills no ambiente organizacional é por meio de treinamentos corporativos. Existem, atualmente, empresas especializadas em oferecer estes programas, e a LongVision é uma delas. 

Se você busca melhorar os relacionamentos da sua equipe e o desenvolvimento de mais autonomia, conheça o nosso treinamento The Five Behaviors of a Cohesive Team.

Conheça o The Five Behaviors of a Cohesive Team 

O programa The Five Behaviors of a Cohesive Team oferece um treinamento corporativo único e impactante. Com foco no desenvolvimento de apenas  cinco comportamentos, o curso proporciona módulos direcionados a aprimorar estes comportamentos de forma coletiva e efetiva.

Quer conhecer mais sobre como é feito este treinamento? Então acesse o link abaixo e entenda como potencializar as soft skills de sua equipe. Gostou do conteúdo de hoje? Então compartilhe em seu LinkedIn!

 The Five Behaviors of a Cohesive Team 

Abrir chat
Precisa de mais informações?