{"id":2335,"date":"2024-11-12T15:56:34","date_gmt":"2024-11-12T18:56:34","guid":{"rendered":"https:\/\/longvision.com.br\/?p=2335"},"modified":"2024-11-12T15:56:36","modified_gmt":"2024-11-12T18:56:36","slug":"7-comportamentos-para-melhorar-a-comunicacao-no-trabalho","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/longvision.com.br\/eng\/7-comportamentos-para-melhorar-a-comunicacao-no-trabalho\/","title":{"rendered":"7 comportamentos para melhorar a comunica\u00e7\u00e3o no trabalho"},"content":{"rendered":"

A comunica\u00e7\u00e3o no ambiente de trabalho \u00e9 uma das habilidades mais valorizadas atualmente, sendo essencial para o sucesso em qualquer fun\u00e7\u00e3o ou n\u00edvel hier\u00e1rquico. <\/p>\n\n\n\n

No entanto, certos comportamentos podem prejudicar nossa comunica\u00e7\u00e3o e, muitas vezes, nem nos damos conta deles. <\/p>\n\n\n\n

Interrup\u00e7\u00f5es constantes<\/h2>\n\n\n\n

Interromper as pessoas durante uma conversa pode dar a impress\u00e3o de impaci\u00eancia ou desinteresse na opini\u00e3o alheia. Para melhorar a comunica\u00e7\u00e3o, \u00e9 importante ouvir o que os outros t\u00eam a dizer antes de dar a sua opini\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n

Ou seja, pratique a escuta ativa<\/strong> demonstra respeito e abre espa\u00e7o para trocas mais construtivas.<\/p>\n\n\n\n

Solu\u00e7\u00f5es n\u00e3o solicitadas<\/h2>\n\n\n\n

\u00c0s vezes, queremos ajudar, mas oferecer solu\u00e7\u00f5es n\u00e3o solicitadas pode ser interpretado como desvaloriza\u00e7\u00e3o das habilidades do outro. <\/p>\n\n\n\n

Em vez disso, pergunte se a pessoa gostaria de um conselho<\/strong> antes de apresentar suas sugest\u00f5es. Isso torna a intera\u00e7\u00e3o mais respeitosa e permite que as pessoas sintam que t\u00eam controle sobre a situa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Cr\u00edticas sem alternativas<\/h2>\n\n\n\n

\u00c0s vezes, queremos ajudar, mas oferecer solu\u00e7\u00f5es n\u00e3o solicitadas pode ser interpretado como desvaloriza\u00e7\u00e3o das habilidades do outro. <\/p>\n\n\n\n

Ao contr\u00e1rio, pergunte se a pessoa gostaria de um conselho<\/strong> antes de apresentar suas sugest\u00f5es. Isso torna a intera\u00e7\u00e3o mais respeitosa e permite que as pessoas sintam que t\u00eam controle sobre a situa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Falta de empatia<\/h2>\n\n\n\n

N\u00e3o tentar se colocar no lugar do outro durante uma conversa pode tornar a comunica\u00e7\u00e3o mais fria e distante. <\/p>\n\n\n\n

Vale lembrar aqui que jamais saberemos o que o outro passa ou passou, pois cada experi\u00eancia e hist\u00f3ria s\u00e3o \u00fanicas. <\/p>\n\n\n\n

Contudo, pratique a empatia<\/strong> \u2013 ou seja, validar o ponto de vista alheio \u2013 para criar uma atmosfera de confian\u00e7a e respeito, melhorando a qualidade das intera\u00e7\u00f5es no trabalho.<\/p>\n\n\n\n

Jarg\u00f5es e termos t\u00e9cnicos desnecess\u00e1rios<\/h2>\n\n\n\n

Excessos de termos t\u00e9cnicos ou jarg\u00f5es podem tornar a comunica\u00e7\u00e3o confusa e excludente. Em vez disso, adapte a sua linguagem ao p\u00fablico para garantir que todos compreendam. <\/p>\n\n\n\n

Portanto, expresse-se de forma clara e simples<\/strong>, facilitando a compreens\u00e3o e a colabora\u00e7\u00e3o entre as pessoas.<\/p>\n\n\n\n

Excessivamente na defensiva<\/h2>\n\n\n\n

Ser defensivo ao receber feedback ou sugest\u00f5es pode encerrar a comunica\u00e7\u00e3o e dificultar o aprendizado. <\/p>\n\n\n\n

Ent\u00e3o, em vez de reagir defensivamente, ou\u00e7a o que o outro tem a dizer<\/strong> e busque entender o ponto de vista apresentado. Isso demonstra maturidade e disposi\u00e7\u00e3o para o crescimento profissional.<\/p>\n\n\n\n

Uso excessivo de dispositivos eletr\u00f4nicos<\/h2>\n\n\n\n

Consultar o celular ou computador constantemente durante uma conversa demonstra falta de aten\u00e7\u00e3o. Tente manter o foco e evite distra\u00e7\u00f5es durante intera\u00e7\u00f5es presenciais<\/strong> ou online, mostrando respeito e interesse pelo que est\u00e1 sendo dito.<\/p>\n\n\n\n

Benef\u00edcios de deixar de lado esses comportamentos na comunica\u00e7\u00e3o<\/h2>\n\n\n\n

Deixar de lado esses comportamentos pode ter um impacto direto na melhoria da comunica\u00e7\u00e3o interpessoal. Quando eliminamos esses h\u00e1bitos negativos, conseguimos estabelecer rela\u00e7\u00f5es de confian\u00e7a, facilitamos o entendimento e promovemos um ambiente de trabalho mais harmonioso. <\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, uma comunica\u00e7\u00e3o eficaz \u00e9 um diferencial que pode impulsionar sua carreira, tornando voc\u00ea um profissional mais valorizado e preparado para lidar com os desafios do mercado.<\/p>\n\n\n\n

Dicas para melhorar sua comunica\u00e7\u00e3o no trabalho<\/h2>\n\n\n\n

Se voc\u00ea quer aprimorar suas habilidades de comunica\u00e7\u00e3o, al\u00e9m de evitar os comportamentos mencionados acima, considere as seguintes dicas:<\/p>\n\n\n\n