Sempre achei estranho e curioso pensar que a comunicação é o que nos fez e faz ir mais longe. Mostrou nosso melhor e nosso pior, ao longo dos tempos. Por meio dela, movemos multidões. Conquistamos pessoas, cargos, postos e muito mais.
Podemos comunicar para ir além. Assim como podemos comunicar para outros objetivos.
E a comunicação não está, necessariamente, nas palavras. A comunicação envolve os gestos, a transmissão, a forma como chega ao outro. São tantas camadas e nuances que é muito fácil se perder no meio do caminho.
Então, como comunicar com assertividade? E como isso tem a ver com performance?
Parece mais do mesmo, uma pergunta tão óbvia assim. Sei que muitos sabem da importância de se comunicar bem, de forma transparente, aberta e honesta.
Contudo, é fundamental dar um passo atrás para revisar essa importância.
Comunicação não tem a ver com verbalização. Apesar de poder ser parte do processo comunicativo, não é nem obrigatória. Quantas pessoas não-verbais você conhece que se comunicam? Pode ser de uma forma diferente, mas, de fato, se comunicam.
E sabe o por quê? Porque comunicação vai muito, mas muito além da verbalização.
Tem a ver com conteúdo, comportamento, transmissão, retorno.
Pessoas que se comunicam bem não são aquelas que falam palavras difíceis, por exemplo, para mostrar seu grau de instrução perante outros. Pessoas que se comunicam bem entendem do seu público, entendem de comportamento, psicologia e de caminhos bons para transmitir o que querem que seja transmitido.
Ou seja, é um processo complexo, que nós, seres humanos, dominamos. Todavia, não é dom. É método e prática. Por isso, acalme-se! Se você acha que não se comunica bem, pode ter certeza que com treinamentos certos isso vai mudar!
Além disso, a comunicação assertiva pode mover um time inteiro em prol dos resultados coletivos. Move montanhas. Pois consolida marca, posicionamento e valores.
De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, um dos maiores riscos de governança corporativa está, justamente, na falta de comunicação e na clareza (59%).
Ainda de acordo com a pesquisa, as empresas e comunidades acreditam que só se constrói uma imagem e cultura fortes com comunicação assertiva, honesta e transparente.
Isto é, resumidamente, tudo se trata de posicionamento. E a construção desse posicionamento está na comunicação.
Nas organizações, a comunicação passa a ser vista como uma habilidade de ouro.
Imprescindível para líderes e colaboradores - ainda que não tida como uma habilidade obrigatória para todos -, a comunicação efetiva é uma das populares soft skills.
A questão é que, enquanto muitas empresas pedem por isso, nem todas estão abertas e dispostas a realmente desenvolver isso.
Comunicação envolve investimento e treinamento. Porque, como mencionei antes, não é dom, é método e prática.
E não para por aí! Em organizações - e fora delas -, onde as relações interpessoais e o trabalho em equipe são fundamentais para o sucesso, não dá para comunicar com assertividade, apenas. Precisamos comunicar com conexão.
E conectar-se com o outro não é tarefa simples. Somos diferentes, com opiniões e comportamentos diferentes. No dia a dia, para mais, podem existir conflitos não produtivos, e faz parte!
Entretanto, é necessário ter em mente que, caso o objetivo seja chegar no resultado, as pessoas não precisam falar a mesma língua. Mas precisam se comunicar efetivamente e com conexão, para que os conflitos que surjam seja produtivos.
Comunicar com conexão constrói confiança. E a confiança é a base para que as relações sejam transparentes e honestas. Como consequência, a alta performance acontece.
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